terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem





Clique aqui: Mais informações

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - Mestrado e Doutorado - da Univás parte da perspectiva de que a linguagem deve ser pensada em sua relação com a sociedade, concebida como parte do que é o próprio do homem, enquanto um ser histórico e que vive num mundo em que tudo significa e tem de ser significado por ele. Linguagem e vida social são inseparáveis. Aí se inclui a relação com o conhecimento e também com o ensino, as tecnologias, assim como a profissionalização dos sujeitos, seja em que área for. A partir de estudos que aliam o conhecimento da e sobre a linguagem com o sujeito que a pratica, a história, a ideologia e a sociedade, o saber sobre o funcionamento da linguagem é decisivo para a compreensão de qualquer objeto das ciências humanas e sociais, em primeira instância, mas também das ciências em geral e sobre o próprio ensino. Isso porque este saber é fundamental para o entendimento de qualquer objeto científico, mesmo quando este objeto científico é a própria linguagem e o que ela significa para o domínio da escrita e da leitura, em qualquer nível. 

Nosso programa oferece 3 linhas de pesquisas dentro desta perspectiva:

• a de análise de discurso, que se caracteriza pela observação do funcionamento da linguagem em sua relação com a exterioridade para compreender diferentes formas de discurso em seu modo de existência na sociedade e a maneira pela qual um objeto simbólico produz sentidos; 

• a de língua e ensino, que parte do pressuposto de que ler e escrever exigem do sujeito que ele conheça como uma língua se constitui, como funciona, para ser autor de sua leitura e escrita, buscando assim produzir conhecimentos que permitam a ele tomar posição frente às políticas de língua, e a ensinar a língua em uma conjuntura em que existem línguas dominantes e um multilinguismo regulado; 

• a de linguagem, conhecimento e suas tecnologias, que reúne projetos sobre as novas tecnologias e mídias digitais, considerando a produção de tecnologias em diferentes momentos da história e da sociedade, objetivando compreender deslocamentos produzidos por elas no ensino, em face da autoria, de efeitos-leitor, da produção e circulação do conhecimento. 

São linhas de pesquisa que, em qualquer área de conhecimento, levam à produção de novos instrumentos científicos, próprios para o saber e a descoberta, que reclamam uma nova posição diante da ciência, do ensino e da pesquisa. Os estudos que vêm ocupar esse lugar são aqueles que pensam a linguagem como fato social, no processo histórico, em uma conjuntura em que linguagem, tecnologia, ciência, política e sociedade se articulam. Estes estudos sobre a relação linguagem e sociedade resultam em formas de conhecimento que são hoje uma exigência para a formação dos especialistas em qualquer área profissional. Em uma sociedade em que cada vez mais se reconhecem os sujeitos como sujeitos de conhecimento, seja porque produzem ciência, seja porque a consomem, o saber que sustenta o domínio da relação entre linguagem e ciência é necessário para qualquer cientista, para qualquer profissional em atividade, ou para todos os que se dedicam ao ensino. É isto que os estudos do nosso Programa propiciam, contribuindo para que o cientista, o educador, o profissional - seja qual for seu campo de conhecimento e sua área de atuação - torne-se um sujeito apto a refletir sobre seus próprios instrumentos e trabalhar com mais qualidade seu próprio objeto e com mais resultados com seus aprendizes. Esta forma de conhecimento o torna um sujeito independente, um pesquisador, capaz de inovar em seu saber e em sua profissão.

Público-alvo: graduados em Linguística, Letras, Jornalismo, Literatura, Publicidade, Relações Públicas, Relações Internacionais, Comunicação, História, Ciências Humanas e Ciências Sociais e Políticas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Administração de Empresas, Fonoaudiologia, Artes, Psicologia, Educação, Direito, Filosofia, Teologia, Enfermagem e todos que se interessam por linguagem em seu campo de conhecimento e/ou profissional.

Mestrado em Educação



Clique aqui: Mais informações

O Mestrado Acadêmico em Educação propicia uma formação específica aos profissionais que atuam e pretendem atuar em diferentes níveis educacionais previstos no Brasil, além de preparar, desenvolver e divulgar pesquisas e práticas que propiciem o desenvolvimento científico da área. Foi recomendado pela CAPES em 02 de outubro de 2012 iniciando suas atividades no primeiro semestre de 2013. O reconhecimento se deu pelo CTC da CAPES com a Portaria nº 188, de 06 de março de 2015 (DOU45,09/03 2015). A avaliação quadrienal 2012-2016, feita pela Capes, promoveu o Mestrado em Educação para a nota 4.

O Mestrado Acadêmico em Educação conta com duas linhas de pesquisa: “Ensino, Aprendizagem e Avaliação” e “ Fundamentos da Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas” que concebem a educação articulada às práticas sociais, culturais e históricas, o que se revela fecundo para os profissionais da Educação que, conhecendo o seu funcionamento usam esse conhecimento para compreenderem os seus objetos de pesquisa. Essas duas linhas beneficiam também a relação ensino/aprendizagem, auxiliando na compreensão de outras formas de estudos educacionais com a inserção das tecnologias na contemporaneidade. Privilegia-se a investigação científica e a reflexão teórico-crítica a respeito de: práticas educativas, formação docente, processos de ensino, aprendizagem e avaliação, políticas públicas e educativas, fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos do fenômeno educativo, nas diferentes modalidades e níveis de ensino, preparando especialistas para a atuação em pesquisas e intervenções educacionais.

Mestrado em Ciências Aplicadas a Saúde



O compromisso social da Univás impõe a formação de profissionais qualificados para o amplo mercado de trabalho da região, capazes de produzir e transferir conhecimento científico na área da saúde para empresas e setor público, visando ao aumento da produtividade, em um ciclo virtuoso que visa, em última instância, ao desenvolvimento da sociedade.

A área de feridas, com seu grande impacto social e caráter multidisciplinar, vem atender a uma demanda local e regional pelo desenvolvimento de procedimentos, produtos e políticas de saúde, que possam minimizar o impacto dessa afecção na qualidade de vida de seus portadores. As feridas, em sua grande diversidade de etiopatogenias, possuem abrangência na atenção primária, secundária e terciária da saúde. Assim, constituem um problema de saúde pública e requerem envolvimento e atenção das políticas públicas de saúde do país. Seu manejo congrega profissionais de várias especialidades, além de gestores de saúde da rede pública e privada, de fabricantes e revendedores de insumos e produtos voltados a prevenção, cicatrização e regeneração tecidual.

O mestrado profissional, com a área de concentração multi e interdisciplinaridade em feridas, permite a formação de profissionais com consciência crítica voltada à inovação e tecnologia, para atuarem não só na rede de atenção à saúde, mas também na gestão de saúde do município e região e no aperfeiçoamento das tecnologias em empresas privadas. O Programa de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde da Univás tem por objetivos e metas:

- capacitar e qualificar profissionais da área da saúde que atuam na rede de saúde pública ou privada da região do Sul de Minas ou que atuam no parque industrial de Pouso Alegre e região, propiciando formação abrangente e capacidade crítica, por meio de acordos previamente realizados;

- formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades;

- desenvolver pesquisa aplicada, visando ao desenvolvimento de produtos e procedimentos para melhorar a eficiência na área de feridas;

- transferir conhecimento científico e tecnológico ao mercado, para empresas, setor público e sociedade como um todo, visando ao aumento de produtividade;

- formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso do método científico, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos na área de saúde e na área de feridas em prol do desenvolvimento científico e social na saúde.


O Mestrado Profissional em Ciências aplicadas à Saúde da Univás foi recomendado pela Capes com nota 4, em 2012 (Ofício nº 220-24/2012/CTC/CAAI/CGAA/DAV/CAPES), e iniciou suas atividades em março de 2013.

Sua área de concentração, multi e interdisciplinaridade em lesões teciduais, contribui para a formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento de novos produtos e técnicas na área de lesões teciduais, em prol dos pacientes, além da transmissão desses novos conhecimentos a grande número de alunos de graduação, de diferentes áreas da saúde. 

Mestrado em Bioética



Clique aqui: Mais informações

O Mestrado em Bioética da Univás possibilitará ainda aos profissionais que lidam com questões desta especialidade o aprofundamento em sua formação teórica e aplicada, obtendo os fundamentos necessários para lidar adequadamente com as mais diversas situações, bem como o desenvolvimento de qualidade argumentativa, crítica e reflexiva.
O curso busca propiciar a formação do profissional no conhecimento histórico e na evolução da bioética, ética, ciência e tecnologia, saúde, meio ambiente, pesquisa, biodireito, dilemas e conflitos éticos.
Em suma, são objetivos do curso o conhecimento, as discussões e as reflexões das questões da bioética sob a óptica médica, social, política, legal e de cidadania.
Proposta: proporcionar, aos profissionais das diversas áreas do saber, oportunidades de conhecimento sobre o desenvolvimento da bioética, seus fundamentos norteadores, seu papel no contexto social atual, assim como os avanços científicos e tecnológicos e aspectos relacionados com a vida, saúde, meio ambiente e pesquisa envolvendo seres vivos.

Auditoria e Gestão em Serviços de Saúde

A auditoria em serviços de saúde é essencial para garantir a qualidade da assistência prestada. A especialização em Auditoria em Serviços de Saúde transmite uma visão geral da melhoria de processos e da busca pela qualidade, possibilitando o alcance de resultados satisfatórios frente a um cenário cada dia mais complexo e carente de recursos humanos capacitados para exercer este papel. Formar profissionais especialistas na área de gestão e auditoria dos serviços de saúde, com conhecimentos e habilidades essenciais ao exercício profissional, capaz de planejar, organizar e supervisionar o funcionamento dos setores da saúde com economia e racionalidade visando interesses convergentes do setor privado e setor público.

Público-alvo:
graduados que tenham interesse em atuar em serviços de Auditoria em Serviços de Saúde.
Duração:24 meses/Carga Horária: 376 horas

Engenharia de Segurança no Trabalho/Higiene e Segurança do Trabalho

O conhecimento sobre a prevenção de riscos e doenças adquiridas no trabalho ocupa, hoje, lugar de destaque no mercado de trabalho. Diante dessa evolução, o profissional da Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene e Segurança do Trabalho passa a ser de extrema importância, visto que ele possui todo conhecimento necessário para atuar neste cenário. O curso tem por objetivo capacitar profissionais para que possam atuar na avaliação dos riscos e agentes causadores de acidentes, interpretando de forma correta os resultados de análises físicas, químicas e biológicas; preparar o profissional para que possa implantar medidas de controle ambiental, indicando o uso correto de equipamentos de proteção individual e coletiva, visando à proteção do trabalhador e prevenção de acidentes de trabalho, bem como qualificar o profissional para atuar no magistério superior.

Público-alvo: graduados em Engenharia ou Arquitetura, os quais receberão o certificado de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, e profissionais portadores de diploma de nível superior das demais áreas, os quais receberão o certificado de Especialista em Higiene e Segurança do Trabalho.
Duração:18 meses/Carga Horária: 652 horas

Engenharia de Software

Para o profissional na área de computação, o curso permitirá agregar conhecimentos específicos voltados para a Engenharia de Software, de forma que que possa atuar em diferentes áreas do processo de desenvolvimento de software, além de melhorar sua capacidade em propor melhores soluções de software para sua área específica. o curso oferece uma atualização de conceitos e tecnologias, melhorando sua visibilidade no mercado de trabalho e aumentando suas expectativas para novos horizontes relacionados com a Engenharia de Software. Ao profissional de áreas afins, o curso fornece novos conhecimentos para melhorar a interação entre diferentes áreas com a área de software.

Público-alvo: profissionais da área de Software que trabalham nos diversos ramos como, desenvolvimento de software para aplicativos, web, embarcados, jogos e aplicações corporativas, levantamento de requisitos, gerência de configuração e mudanças, gerência de projetos, banco de dados e engenharia de software em geral. O curso também é voltado para profissionais autônomos que de alguma forma trabalham na criação de softwares, gestores e outros interessados pela área de software. Finalmente o curso também pode ser de interesse a docentes que já trabalham com software e queiram estender seu conhecimento para a engenharia de software.
Duração: 18 meses/Carga Horária: 376 horas

Ensino Religioso

A crença e as práticas religiosas continuam desempenhando um importante papel no desenvolvimento da pessoa humana, especialmente em sociedades como a brasileira. Mesmo diante dos desenvolvimentos econômicos, políticos e científico-tecnológicos, a maioria da população brasileira valoriza a dimensão religiosa em seu agir. Entretanto, o campo religioso brasileiro está em processo de alterações significativas, com o surgimento de novos movimentos religiosos de mais variados tipos, com o crescimento das formas neo-pentecostais de cristianismo, e com o crescimento dos “sem-religião”. Compreender essas mudanças e posicionar-se perante elas exige um conhecimento multidisciplinar bem como uma postura ética de respeito ao pluralismo religioso.

Público-alvo: professores que praticam e/ou venham a praticar o ensino (fundamental e médio) de Ensino religioso e outras áreas das ciências humanas
Duração:22 meses/Carga Horária: 364 horas

Farmácia Clínica

O curso de especialização em Farmácia Clínica pretende beneficiar farmacêuticos que atuam e/ou venham atuar em farmácias comunitárias, clínicas privadas, ambulatórios, unidades de saúde, hospitais e lares de longa permanência e também profissionais que pretendem atuar na docência em cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia.

Público-alvo: farmacêuticos que atuam e/ou venham atuar em farmácias comunitárias, clínicas privadas, ambulatórios, unidades de saúde, hospitais e lares de longa permanência e também profissionais que pretendem atuar na docência em cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia.
Duração:24 meses/Carga Horária:360 horas